Bullying?

Acho que não podia ter escolhido assunto mais polêmico: bullying.
Então, todo mundo acha que bullying é só apelidar uma pessoa. E não, não é isso. Bullying é machucar uma pessoa ou um grupo de pessoas através da fala, dos gestos ou da violência. E todo mundo também acha que bullying só acontece com pessoas gordas, e vim aqui, muito educadamente, para dizer: m-e-n-t-i-r-a.  E eu juro, juro que nada do que vou falar aqui é exagero, só tentem entender.
Eu sempre fui muito magra, muito mesmo, desde uns 4 anos de idade. Sempre fui pressionada pela minha mãe em relação aos estudos, por exemplo, "Você tirou só 9,5?" e coisas assim. E também tem outro fato: minha língua não é presa, mas é quase isso. Daí já viu né, uma guria hiper magra e nerd com a mãe sempre ao lado e sem saber falar normalmente: todos viam uma guria pedindo pra ser zoada. E crianças são maldosas, e crianças machucam, e disso todo mundo tem uma leve ideia, mas o pior de tudo é quando sua mãe bagunça com você, quando sua mãe fere você com as palavras e com as mãos. Nunca fui de falar muito, e desde que me entendo por gente gosto de me expressar por meio da escrita ou do choro. É até complicado falar sobre isso, mas vamos começar pelo começo.
Minha mãe ama mudar de casa, então a primeira vez que lembro ter me mudado eu tinha uns 6 anos, me mudei porque minha casa era longe de tudo, acho que foi essa a explicação que minha mãe me deu. Tinha amiguinhas lá, ou pensava isso. Minha mãe falava frequentemente pra mim que não podia confiar em ninguém, imagina só, uma garota de 6 anos com medo das meninas da mesma idade porque sua mãe a fez pensar que todos eram malvados, fiquei com pé atrás desde essa idade e nunca consegui ser amigo de verdade de alguém porque (1) todos a minha volta conheciam e tinham medo da minha mãe bater neles se eu caísse quando estivesse brincando ou algo assim e (2) eu tinha medo de tudo e era extremamente mimada. Quando tinha 7 anos mudei de casa de novo, e de escola, e de amigos, e de roupa e de cabelo e meu pai de trabalho. O cabelo foi mais um motivo pra praticarem bullying comigo, fiz franja e fiquei parecendo uma indiazinha, e era assim que me chamavam. Tinha pouca idade e não sabia como me defender, por isso sempre inventava dores de cabeça pra não ter que ficar na escola. Mudei de casa de novo, e mudei de escola, e pulei uma série e por isso sempre fui a mais nova, a com menos maturidade, supostamente, a mais subestimada, a que não tinha idade suficiente pra participar das conversas ou pra ser amigo de alguém. Foi aí que as coisas começaram a piorar, sabe quando a gente tem 9 anos e acha um garoto bonito mas esse sentimento é puro e inocente? Então, isso aconteceu comigo, mas inventei de falar pra uma pessoa e ela espalhou pra toda sala, "uuuuhhhhhhhh, ela tá afim dele". Mudando um pouco de cenário, nessa nova casa eu podia brincar na rua porque era uma rua calma e tinham bastante crianças, maaaas por eu ser magra eu ganhei um apelido. Não sei se vocês sabem da animação do Smiliguido, mas ganhei esse apelido porque eu parecia uma formiguinha pequenininha e magrinha e frágil, e eu era assim mesmo, e me machucava com o que diziam e minha mãe resolveu adotar o apelido também e eu sempre chorava por tudo e qualquer coisa o que sempre resultava hein "larga de ser chorona, sua besta, chora por tudo" (- mamãe). Esse apelido "reinou" até uns 12 anos de idade, daí mudei de escola, meu pai tinha mudado de emprego de novo e estávamos em uma situação mais regular, por isso fui pra escola particular. Então lá fui zoada por ser a nerd da escola e por minha mãe sempre me chamar de burra, merda e sempre ir à escola discutir com os professores e sempre sentar na frente e nunca gostar de ninguém. Enquanto isso, em casa, quando eu não acertava a resposta de uma equação o que acontecia era mais ou menos assim "VOCÊ É BURRA????? *puxando meu cabelo* PARA DE CHORAR E ME RESPONDE QUE TÔ FALANDO COM VOCÊ", só que com algumas expressões mais baixas. Tive que tomar uma atitude, aprendi a me arrumar mais, aprendi que não adianta depender demais dos outros, aprendi a não aceitar ofensas de ninguém, aprendi que sou capaz de fazer muitas coisas. Findou que: sempre fui zoada na escola, em casa, na rua,  na família, em todos os lugares. E isso me machucou demais e ainda tenho as cicatrizes, mas tô aqui vivinha da silva e sem nenhuma cicatriz de cortes nos braços.
Fiz esse post pra dizer duas coisas: a primeira é que bullying é algo sério e realmente machuca, não deixem que façam isso com você, não façam isso com ninguém, não deixem que façam isso com ninguém. E a segunda é que a gente consegue passar pelas coisas sem se expressar machucando mais ainda a nós mesmos (usei como exemplo cortar os pulsos).
Eu sei que não é fácil, e também sei que esse post ficou muito parecido com um texto de auto-ajuda, mas hoje me senti na obrigação de o fazer por ter acontecido certa coisa no meu dia. E foi isso, me desculpem se acharam chato.
Beijos de luz ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário